Edulcorantes
encapsulados

Um pouco sobre Ingredientes Encapsulados

A microencapsulação é uma tecnologia que permite melhoria nos processos, qualidade dos produtos e redução de custos. A microencapsulação na indústria de alimentos é um processo no qual um ou mais ingredientes, como: conservantes, acidulantes ou edulcorantes, são revestidos por outro composto inerte, formando uma “cápsula”.

O material encapsulado é denominado núcleo, e o material que forma a cápsula, encapsulante. A tecnologia permite que o núcleo seja isolado do ambiente externo até que sua liberação seja desejada. A liberação no momento adequado é uma propriedade de extrema importância nos processos de encapsulação, melhorando a efetividade e reduzindo as doses requeridas de aditivos, ampliando a variedade de aplicações de compostos de interesse. A liberação do conteúdo dos microencapsulados pode ocorrer de diferentes formas e ser definda de acordo com o processo no qual serão aplicadas, pode ocorrer ruptura mecânica pela ação da temperatura, através da ação do pH, pela solubilidade no meio por biodegradação ou por difusão.

A encapsulação separa a substância ativa do lado de fora e permanece intacta até sua liberação, o que permite o controle do momento certo em que o ingrediente será liberado para a massa e/ou mistura. Nossa linha de ingredientes encapsulados oferece melhorias tangíveis na qualidade do produto acabado e na vida útil, controlando efetivamente as interações químicas indesejáveis nos alimentos. Os produtores de alimentos que utilizam as nossas tecnologias obtêm benefícios econômicos na forma de formulações otimizadas, processamento aprimorado e maior rendimento do produto.

Quer saber mais sobre edulcorantes encapsulados?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do nosso setor técnico!

Nossas soluções

As diferentes tecnologias e características dos ingredientes encapsulados viabilizam a sua utilização em diversos segmentos da indústria alimentícia, sendo amplamente utilizados nas áreas de panificação e confeitaria. 

Os edulcorantes de alta intensidade: sucralose, aspartame, acesulfame-K e sistemas são substitutos de açúcar, amplamente utilizados em produtos de confeitaria, como por exemplo, gomas de mascar sem açúcar.   

Os edulcorantes não encapsulados são altamente solúveis e quando utilizados em gomas de mascar possuem efeito de sabor e dulçor de curta duração e desaparecem rapidamente, desapontando os consumidores.

A tecnologia de microencapsulação evita que os adoçantes sejam liberados no início da mastigação, os adoçantes serão liberados lentamente pela ação de cisalhamento da mastigação, alcançando um sabor mais intenso por mais tempo, sendo a doçura a chave para a percepção do sabor e o principal fator na criação de um chiclete duradouro.

Conte com a gente!

A Labonathus atua em todo o território nacional oferecendo aos seus clientes soluções inovadoras de alta qualidade, além de uma estrutura técnica e comercial voltada ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, com estoque local e suporte especializado. Para isso, contamos com uma equipe altamente qualificada e trabalhamos de forma integrada com parceiros internacionais. Assim, marcamos presença nas mais importantes empresas nos diferentes segmentos em que atuamos, atendendo plenamente às suas expectativas e padrões técnicos.
error: