Neos™- Substituto de SALP (Fosfato de alumínio e sódio)
Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos riscos apresentados pela ingestão de produtos com alto teor de açúcar, sódio e/ou alumínio.
Em 2014, pesquisas divulgaram a relação entre a doença de Alzheimer e o consumo de alimentos ricos em alumínio, obrigando a União Europeia a revisar sua legislação e proibir o uso de SALP (fosfato de alumínio e sódio) na produção de pães, bolos, biscoitos e massas industrializadas.
No Brasil, a ANVISA determinou, por meio da RDC nº 285/2019, publicada em 21 de maio de 2019, a proibição de aditivos alimentares à base de alumínio na produção de produtos de panificação e biscoitos, pães com fermento químico, biscoitos e similares (com ou sem recheio e com ou sem cobertura), além de cereais, produtos à base de farinha de trigo com aditivos, massas para pastéis, pizzas e similares. Entretanto, a troca deste ingrediente é um grande desafio para a indústria.
O SALP é um agente levedante comumente utilizado por sua excelente consistência na taxa de reação e liberação de gás durante sua estocagem e uso, proporcionando uma massa de consistência adequada, com aumento da brancura e elasticidade, além de um perfil de sabor neutro, sendo muito utilizado em combinação com outros fosfatos para aplicação em misturas para bolo, panquecas, biscoitos etc. Sua substituição exige o desenvolvimento de uma solução que seja capaz de replicar essas características, mantendo o perfil de produto final desejado.
Para driblar essa adversidade, a Labonathus traz ao Brasil o NEOS™, produzido pela empresa Kudos Blend, especialista em soluções para o mercado de produtos de panificação.
Neos™ foi cuidadosamente formulado para substituir o SALP, produzindo o mesmo perfil de liberação de gás durante todo o processo e oferecendo as características únicas desse composto no produto final, porém, sem a presença do alumínio.
Para saber mais a respeito deste produto, entre em contato com um de nossos especialistas.
error: