A abolição do dióxido de titânio na Europa e a substituição
pelo carbonato de cálcio
Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos para desempenhar certas funções, como colorir, adoçar ou ajudar a conservar alimentos. O dióxido de titânio, conhecido como E171, é um desses aditivos, com função relacionada com a coloração. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) assegura que o corante não pode mais ser considerado seguro. Entenda:
De acordo com a legislação da UE de 2008, a segurança de todos os aditivos alimentares autorizados para uso antes de 20 de janeiro de 2009 deveria ser reavaliada. Por isso, a segurança do aditivo alimentar E171 foi reconsiderada pelo Painel ANS da EFSA em 2016, no âmbito do Regulamento (UE) n.º 257/2010, como parte do programa de reavaliação de aditivos alimentares autorizados na UE antes de 20 de janeiro de 2009.
A pedido da Comissão Europeia, o Painel de Aditivos Alimentares e Aromatizantes (Painel FAF) da EFSA forneceu uma avaliação de segurança atualizada do aditivo alimentar dióxido de titânio (E171), tendo em conta todos os novos dados relevantes disponíveis para a EFSA desde a conclusão de a sua reavaliação em 2016.
O que é o dióxido de titânio?
O dióxido de titânio (E171) é utilizado para tornar produtos alimentícios, doces e bebidas mais atraentes. Composto também usado em tintas, cosméticos e medicamentos, o E171 é responsável por dar cor a alimentos incolores e restaurar a aparência dos alimentos. O aditivo não é necessário para a alimentação, do posto de vista técnico, não tem valor nutricional e nem contribui com a durabilidade dos insumos, é utilizado apenas para fins estéticos, e pode causar problemas para a saúde a um longo prazo, com o acúmulo de dióxido de titânio no organismo.
Por que o dióxido de titânio não é considerado seguro como aditivo alimentar?
A EFSA realizou uma análise de todas as evidências científicas relevantes disponíveis sobre o dióxido de titânio, e concluiu que a preocupação com a genotoxicidade das partículas de TiO 2 não pode ser descartada. Com base nesses estudos, os especialistas da EFSA não consideram mais o dióxido de titânio seguro quando usado como aditivo alimentar, o que significa que uma ingestão diária aceitável não pode ser estabelecida para o E171. A genotoxicidade é o potencial que uma substância química tem de prejudicar o DNA, material genético das células. Podendo levar a efeitos cancerígenos, é necessário avaliar o potencial efeito genotóxico de uma substância para concluir sobre a sua segurança. Com o intuito de se antecipar as potenciais oportunidades de interesse no mercado brasileiro, a Labonathus busca continuamente acompanhar as tendências e inovações provindas de outras localidades, com isto destaca a promoção de um de seus ingredientes também como alternativa para a substituição Dióxido de Titânio, o Carbonato de Cálcio Natural (NCC).
Qual seria a alternativa?
A preocupação da indústria por ingredientes “clean label”, especialmente corantes, se deve principalmente pela busca contínua por alternativas saudáveis que vão de encontro às demandas dos consumidores, visando oferecer produtos cada vez mais seguros e saudáveis para consumo.
O Carbonato de Cálcio Natural (NCC) é um produto premium, natural, de coloração branca, alta pureza e apresentado em diferentes granulometrias. É ideal para manter as necessidades do seu produto, com todas as vantagens que um componente natural pode oferecer, respeitando os padrões mais exigentes de segurança.

O carbonato de cálcio é um ingrediente renovável que traz vários benefícios, se recompõe na natureza em um período relativamente curto de tempo, ou do ponto de vista econômico, se recompõem antes de haver necessidade de ser utilizados novamente, tornando assim o seu uso um verdadeiro equilíbrio positivo na busca por sustentabilidade.

Dessa forma, podemos destacar que o Carbonato de Cálcio Natural (NCC) é uma das alternativas viáveis para a substituição do Dióxido de Titânio em todas as suas aplicações. Opção que está presente em nosso portfólio, que conta com um fornecedor estratégico deste aditivo, com rastreabilidade, qualidade e toda a confiabilidade que o seu produto merece.
Para mais detalhes, consulte nosso time.
error: