Substituição
de Açúcar

Um pouco sobre Polióis

A substituição do açúcar por alternativas mais saudáveis tem se tornado uma escolha cada vez mais popular à medida que as pessoas buscam maneiras de reduzir o consumo excessivo de açúcar e melhorar a sua saúde. A ingestão elevada de açúcar tem sido associada a uma série de doenças crônicas não transmissíveis e a substituição do açúcar pode ajudar a reduzir esses riscos e promover uma dieta mais equilibrada.

Uma das alternativas mais comuns à sacarose é o uso de adoçantes de origem natural ou polióis, também denominados “álcoois de açúcar”, devido à sua estrutura química similar à do açúcar e à do álcool. Os polióis são ingredientes versáteis na formulação ou reformulação de produtos, dada a sua capacidade de conferir “corpo” aos alimentos, além de substituírem ou permitirem a redução da quantidade de açúcar sem alterar o sabor ou a textura do alimento. Eles conferem sabor intenso, com dulçor, variando de 60 a 100% e menor valor calórico (0 a 2,6 kcal/g), ambos em relação à sacarose (100% – 4 kcal/g), sendo os polióis mais utilizados na indústria: o eritritol, o maltitol, o sorbitol e o xilitol.

Os polióis são encontrados na natureza como, por exemplo, sorbitol em ameixas, eritritol em uvas ou xilitol em cogumelos. Contudo, para obtê-los em quantidade suficiente para o uso em uma ampla gama de aplicações industriais, estes são obtidos por processos industriais, sendo produzidos a partir do amido de cereais de milho, trigo ou batata, sendo o milho a fonte de amido disponível mais abundante atualmente. A Labonathus trabalha com polióis, que possuem o milho como única fonte de amido, apresentando o diferencial de produtos isentos do alérgeno glúten de trigo.

Quer saber mais sobre polióis?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do nosso setor técnico!

Suas principais funções

As diferentes características organolépticas e propriedades físico-químicas viabilizam a sua utilização em diversas aplicações nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Os polióis são frequentemente utilizados como substitutos parciais ou totais de açúcares em uma ampla variedade de alimentos e bebidas, devido à sua capacidade de fornecer dulçor e corpo com menos calorias. Os polióis contêm calorias, mas em geral possuem menor valor calórico quando comparados com os açúcares tradicionais, como a sacarose.

Os polióis também apresentam menor impacto nos níveis de glicose no sangue quando comparados com os açúcares comuns, sendo adequado para pessoas que precisam controlar os níveis de glicose, como os diabéticos, quando consumidos com moderação.

Os polióis também possuem a capacidade de reter a umidade, característica benéfica para manter a textura e a estabilidade de certos produtos alimentícios e farmacêuticos.

Diferentemente dos açúcares comuns, como a sacarose e a glicose, os polióis não são fermentados pelas bactérias presentes na boca, reduzindo o potencial de causar cáries dentárias. Por esse motivo, são amplamente utilizados em gomas de mascar sem açúcar, balas e pastilhas para a garganta.

Alguns polióis têm a propriedade de causar efeito laxativo quando consumidos em quantidades relativamente maiores. Isso ocorre porque os polióis não são completamente absorvidos no intestino delgado e podem atrair água para o trato gastrointestinal, resultando em um aumento no volume e na frequência das fezes. Por essa razão, é utilizado em alguns produtos farmacêuticos, como laxantes e medicamentos para aliviar a constipação.

Nossas soluções

Conte com a gente!

A Labonathus atua em todo o território nacional oferecendo aos seus clientes soluções inovadoras de alta qualidade, além de uma estrutura técnica e comercial voltada ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, com estoque local e suporte especializado. Para isso, contamos com uma equipe altamente qualificada e trabalhamos de forma integrada com parceiros internacionais. Assim, marcamos presença nas mais importantes empresas nos diferentes segmentos em que atuamos, atendendo plenamente às suas expectativas e padrões técnicos.
error: