Conservantes
Encapsulados
Um pouco sobre Ingredientes Encapsulados
A microencapsulação é uma tecnologia que permite melhoria nos processos, qualidade dos produtos e redução de custos. A microencapsulação na indústria de alimentos é um processo no qual um ou mais ingredientes, como: conservantes, acidulantes ou edulcorantes, são revestidos por outro composto inerte, formando uma “cápsula”.
O material encapsulado é denominado de núcleo, e o material que forma a cápsula, encapsulante. A tecnologia permite que o núcleo seja isolado do ambiente externo até que sua liberação seja desejada. A liberação no momento adequado é uma propriedade de extrema importância nos processos de encapsulação, melhorando a efetividade e reduzindo as doses requeridas de aditivos, ampliando a variedade de aplicações de compostos de interesse. A liberação do conteúdo dos microencapsulados pode ocorrer de diferentes formas e ser definda de acordo com o processo no qual serão aplicadas, pode ocorrer ruptura mecânica, pela ação da temperatura, através da ação do pH, pela solubilidade no meio, por biodegradação ou por difusão.
A encapsulação separa a substância ativa do lado de fora e permanece intacta até sua liberação, o que permite o controle do momento certo em que o ingrediente será liberado para a massa e/ou mistura. Nossa linha de ingredientes encapsulados oferece melhorias tangíveis na qualidade do produto acabado e na vida útil, controlando efetivamente as interações químicas indesejáveis nos alimentos. Os produtores de alimentos que utilizam as nossas tecnologias obtêm benefícios econômicos na forma de formulações otimizadas, processamento aprimorado e maior rendimento do produto.
Quer saber mais sobre Conservantes Encapsulados?
Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do nosso setor técnico!
Nossas soluções
As diferentes tecnologias e características dos ingredientes encapsulados viabilizam a sua utilização em diversos segmentos da indústria alimentícia, sendo amplamente utilizados nas áreas de panificação e confeitaria.
Os conservantes ácido sórbico e propionato de cálcio são amplamente utilizados em produtos de panificação e confeitaria para o aumento da vida de prateleira, devido às suas propriedades inibitórias de atividade, que evitam a proliferação de fungos e bactérias, dentre os mais comuns estão: bolores, leveduras deteriorantes e microrganismos, como: Bacillus Subtilis, Bacillus Lichenifomis, Bacillus cereus.
A utilização de conservantes não encapsulados diretamente na massa pode acarretar em modificações do equilíbrio de alguns ingredientes da receita, afetando o pH da massa, podendo modificar o desempenho de outros ingredientes, interferindo por exemplo, no processo de fermentação e atrasando a ação da levedura.
A tecnologia de microencapsulação permite que o conservante seja isolado durante a etapa de fermentação e liberado somente durante a etapa de forneamento, sendo a fusão do revestimento correspondente ao ciclo de temperatura de cozimento do produto.
A utilização de soluções encapsuladas não afeta o processo de produção do produto, pois misturam-se facilmente com os ingredientes secos e são resistentes aos misturadores de alta velocidade. A não interferência na formação da rede de glúten e não inibição do desenvolvimento das leveduras, possibilita que a quantidade de fermento biológico seja reduzida em até 40% e/ou tempo de fermentação. Por sua vez, a melhora do processo de fermentação, acarreta em melhora do volume, estrutura e qualidade do produto final, como: textura leve e macia, aumentando a vida de prateleira e reduzindo os custos de processo.
Pão de forma (tradicional, integral, multigrãos)
Bolos
Biscoitos
Pão tortilha
Massa de pizza
Produtos congelados
Conte com a gente!
Av. Nicolas Boer, 399 – 3º andar - Sala 310 - Jardim das Perdizes - São Paulo - SP - BR
CEP: 01140-060
Av. Nicolas Boer, 399 – 3º andar - Sala 310 - Jardim das Perdizes - São Paulo - SP - BR CEP: 01140-060
Rua Jaguaretê, 126 - São Paulo - SP - BR
CEP: 02515-010
Rua Jaguaretê, 126 - São Paulo - SP - BR
CEP: 02515-010