Qual é a diferença entre biscoitos e bolachas?

Eles podem contar com coberturas, texturas, recheios e formatos diversos. Biscoitos ou bolachas são fabricados por meio da mistura de farinhas, amidos, e ou fécula(s) com outros ingredientes, submetidos a processos de amassamento e cocção, pode ser fermentado ou não.

Biscoitos, do latim Biscoctus, que significa “cozido duas vezes”. Bolacha: do latim bulla significa “objeto esférico” unido à palavra “acha” que pode indicar algo no diminutivo. É um produto de doçaria, que é confeccionado à base de farinha, açúcar e um emulsionante. O nome provém de um tipo de doce que era feito com pedaços de bolo, e depois era devolvido ao forno para ficar crocante.
Chamados em alguns lugares de biscoitos e em outros de bolachas – depende da sua localização geográfica – esses produtos podem ser encontrados em diversos lares brasileiros. São consumidos por todos, em todas as classes sociais, como café da manhã, lanche da tarde, sobremesa, e em outras inúmeras ocasiões.
Quais são os tipos de biscoitos que existem?
‘‘Biscoito’’ é utilizado como um termo genérico para cookies, crackers e biscoitos. O produto possui um baixo conteúdo de umidade, o que assegura que esses produtos estejam livres de microrganismos, aumentando seu shelf-life (tempo de prateleira). Os biscoitos ou bolachas são rotulados de acordo com os seus ingredientes, e podem ser classificados em:
Os biscoitos ou bolachas também podem ser identificados como: salgados, doces, recheados, revestidos, grissini, waffles e waffles recheados. Também como biscoitos, bolachas para aperitivos, petiscos ou salgadinhos. Eles também podem ser classificados conforme sua modelagem/corte, podendo ser laminados, rotativos ou moldados, como os recheados, extrusados e cortados por arames – como as rosquinhas e os cookies – e depositados (como wafer).
Como é o mercado de biscoitos ou bolachas?
Quando o assunto é faturamento, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Brasil fica em quarto lugar quando o assunto é faturamento no segmento (atrás de Estados Unidos, Índia e China).
A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) diz que as vendas do setor somaram R$ 40,5 bilhões em 2020, 9% acima do valor do faturamento alcançado em 2019, de R$ 37,1 bilhões. Em todo o ano foram vendidas 3,5 milhões de toneladas de produtos, 6% a mais que o ano anterior, de 3,3 milhões de toneladas. Em 2021, a expectativa de crescimento é menor: de 3% a 5%.
As indústrias que possuem demais itens no portfólio informam que esta categoria de produtos é a porta de entrada para o mercado externo, devido à variedade de texturas e sabores – em sua maioria fazendo uso da variedade de produtos locais encontrados na diversidade de ingredientes naturais brasileiros.
Dado pela sensação de indulgência, e saudabilidade somado muitas vezes aos benefícios e apelos que tais produtos apresentam, houve um aumento de consumo dos produtos de maior valor agregado (caso dos cookies, salgados e doces especiais).
Quais são as formulações utilizadas?
No mercado é possível encontrar diversas opções que auxiliam a performance da sua mercadoria. Os ingredientes base que instituem os produtos de categoria geralmente são os mesmos: Farinha, açúcar, gordura/óleo e agente de crescimento.Variam em proporções e origem para conferir características específicas de cada produto. Podem ainda ser acompanhados de cereais, féculas, amidos, emulsificantes, aromas, estabilizantes, vitaminas e minerais com função nutricional e/ou tecnológica e outros insumos, que depende do produto final.
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